De forma cada vez mais flagrante, faltam-nos casas e quartos, a preços e rendas acessíveis. E assim, para muitos, vai faltando também a esperança.
Esta crise é notavelmente sentida pelas gerações mais jovens, e em particular pelos estudantes universitários — um grupo decisivo para o dinamismo, a coesão e o futuro da própria sociedade.
Embora se registe um aumento do stock de quartos oferecido pelas residências universitárias (públicas e privadas), e se perspetive um considerável aumento a médio prazo (sobretudo em resultado de um decisivo investimento público), as rendas mantêm-se anormalmente insuficientes e com valores desajustados aos rendimentos das famílias.
E que exige soluções amplas, transversais, corajosas.
A
Incentivando e apoiando o aluguer de quartos a estudantes universitários por particulares, famílias e instituições que tenham quartos disponíveis nas suas casas, e que estejam interessados em arrendá-los a preços acessíveis.
Tudo isto junto, não é nada pouco. Na verdade, pode ser muito.
Mantenha-se a par dos desenvolvimentos deste projeto e integre desde o primeiro momento esta solução inovadora. Juntos vamos fazer parte da solução para a crise da habitação em Lisboa.
* A área metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.