Abra a porta a um/a estudante 

 

Se tem um quarto disponível em sua casa ou noutra, acolha um/a estudante. Beneficie de um rendimento extra com possível isenção de IRS/IRC no âmbito de um contrato estável e, se precisar, também de apoio e companhia.

Ainda vai a tempo de mudar a vida de alguém. 

E, quem sabe?, também a sua!

Registe-se em nome próprio ou como Gestor de Anfitrião, caso esteja a ajudar alguém enquanto familiar, amigo ou profissional.

Saber Mais
Sobre a iniciativa

Uma solução inovadora

A rede 1/4

A rede 1/4 liga quem tem quartos disponíveis com quem precisa de um para viver e estudar.

Apoiados por uma sólida rede de parceiros, queremos motivar pessoas e famílias a acolher estudantes em suas casas, ou noutras, em regime de arrendamento acessível ou comodato, garantindo benefícios para todas os envolvidos.

Incentivamos também instituições a colocar na plataforma quartos de que disponham e sejam adequados a esse fim.

Uma rede que liga pessoas a pessoas

A rede 1/4 conta com uma equipa multidisciplinar, que irá apoiar estudantes e pessoas anfitriãs de forma direta e pessoal, apoiando o processo de registo e colaborando no matching sempre que necessário.

Os pares serão acompanhados de forma continuada. Estaremos sempre aqui para resolver dificuldades que possam surgir e, acima de tudo, para as antecipar.

Se tem um quarto vazio e dificuldade em mobiliá-lo, pode também contar connosco e com a IKEA para ajudar!

Contacte-nos.

Benefícios
para Anfitriões

  • Menos solidão,

    mais autonomia
  • Rendimento extra
  • Apoio e companhia
  • Possível isenção
 de IRS/IRC
  • Contrato seguro
 e estável

Quem pode ser
Anfitrião/ã?

  • Famílias
  • Proprietários
  • Pessoas single
  • Arrendatários com autorização para subarrendar
  • Instituições


Critérios para se
tornar Anfitrião/ã
na rede 1/4

01

Ter um quarto disponível na Área Metropolitana de Lisboa

A Área Metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

02

Cobrar uma renda acessível

Considera-se "renda acessível" um quarto arrendado 20% abaixo do valor de mercado, conforme estabelecido pelo Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA). Assim, na Área Metropolitana de Lisboa, os valores máximos para quartos individuais variam entre 361€ e 191€, conforme o Concelho, acrescendo valor para despesas.  

No caso de quarto duplo, cada estudante pagará até 75% do valor máximo de renda no Concelho.

 

Preciso de ajuda

Se tem dúvidas, quer saber mais ou precisa de ajuda neste processo, preencha o formulário. 

A equipa da rede 1/4 terá todo o gosto em ajudar! E em alocar-lhe um/a Gestor/a de Anfitrião/ã, se precisar.

A Universidade NOVA de Lisboa é responsável pelo processamento dos seus dados, com vista a atrair potenciais interessados em alojar estudantes universitários em regime de locação ou empréstimo.

If you would like more information about the processing of your personal data, particularly about your rights as a data subject, you can consult our Privacy Policy.

Testemunhos

Conheça os/as Anfitriões/ãs
que já fazem
parte desta rede

O dia-a-dia partilhado com uma pessoa sénior e/ou totalmente desconhecida, pode revelar-se numa experiência extremamente enriquecedora e positiva, dando origem, em muitos casos,  a relações de amizade cheias de significado.  
Conhece as histórias das pessoas que se tornaram anfitriãs e que encontraram nesta solução uma grande oportunidade.  

A equipa rede 1/4 é simplesmente notável!
Agradecemos profundamente o apoio prestado pela Ana Maria e Margarida. Destacamos a simpatia, amabilidade e profissionalismo de ambas! Souberam ouvir e respeitar todas as nossas opiniões e facilitaram a interação estudante/senhorio, eliminando burocracias e preocupações. Um bem-haja a todas! Mais uma vez muito obrigado por toda ajuda!

 

Alexandra C. (mãe de estudante, Tavira, 48 anos)

Venho agradecer-lhes o apoio no contacto com a Isadora.

Acho a rede 1/4 uma iniciativa útil para todos os envolvidos, nomeadamente, no que facilita na criação de relações de confiança tripartida que, certamente, marcarão pela diferença este serviço e este projeto.

 

Josué C. (anfitrião, Lisboa, 62 anos)

Superou as minhas expectativas! Excelente experiência proveninete do profissionalismo e empatia de toda a jovem equipa. Re comendo vivamente. Ótima opção para quem valoriza um processo de aluguer simples e confiável. 

Isabel N. (anfitriã, Lisboa, 64 anos)

A Rede 1/4 ajudou-me a encontrar um quarto de forma rápida e eficaz. Todo o processo decorreu com grande celeridade e profissionalismo. Recomendo vivamente a quem queira encontrar um quarto de forma segura, simples e eficiente.

Matilde M. (estudante, Oliveira do Hospital, 18 anos)
Antes de nos despedirmos, eu e o Rui preparámos um pequeno video que agora partilhamos convosco. Foi uma experiência em todos os aspetos bem positiva e esta foi a forma que encontrámos de agradecer ao projeto Rede 1/4.
Luís C. (anfitrião, Lisboa, 63 anos) e Rui F. (estudante, Brasil, 27 anos)

A missão primordial da Junta Nacional da ACISJF é o apoio integral a jovens e acreditamos que o acesso a educação superior é um pilar fundamental para a construção de um futuro promissor e autónomo. Contudo, o custo do alojamento em cidades como Lisboa pode representar um obstáculo significativo para muitos. Foi neste contexto que surgiu a Residência Social In Via.

A colaboração estabelecida com a Rede 1/4 na área do alojamento para universitárias, revelou-se uma mais valia para todas as partes. O objetivo primordial desta parceria é facilitar o acesso a quartos a preços justos e, assim, alcançar um maior número de estudantes que necessitam de um lar seguro e acessível durante os seus estudos. Através desta sinergia, a Residência Social In Via ganhou visibilidade acrescida junto da comunidade estudantil, permitindo que o apoio e mensagem chegassem às jovens que dela necessitam.

Na Junta Nacional da ACISJF, estamos gratos por esta oportunidade de trabalhar em conjunto, impactando positivamente as vidas destas estudantes e reafirmando o nosso compromisso de apoiar a juventude feminina. Continuaremos a valorizar e a fortalecer esta colaboração, certos de que podemos fazer a diferença na vida de muitas jovens.

Junta Nacional da ACISJF (anfitrião institucional)

Como funciona a plataforma?

Estudantes e Anfitriões/ãs:

  • 1

    Registam-se. Se não se conseguir registar sózinho como Anfitrião, peça ajuda a um familiar ou técnico social; este deverá inscrever-se como Gestor do Anfitrião. Todos os registos são validados pela NOVA.

  • 2

    Procuram-se mutuamente. Os/as Estudantes procuram quarto e os/as Anfitriões/ãs podem procurar Estudantes.

  • 3

    Contactam-se livremente. E, se houver interesse, combinam visita à casa.

  • 4

    Comunicam a decisão entre si, preferencialmente no prazo de 24h.

  • 5

    Estabelecem as condições do acordo. Usam o contrato-tipo rede 1/4, adequando-o ao combinado, incluindo descrição do apoio prestado, se aplicável.

  • 6

    Opcionalmente, inscrevem-se e submetem o contrato no Programa de Arrendamento Acessível.

  • 7

    Inactivam os seus perfis: o/a Anfitrião/ã coloca o quarto como ‘indisponível’ e o Estudante é notificado para confirmar o acordo.

Em todo este processo, a equipa da rede 1/4 está disponível para ajudar, contacte-nos.

Quero registar-me

como anfitrião/ã

Antes de iniciar o seu registo verifique se cumpre os requisitos necessários para ser Anfitrião/ã na rede 1/4.

Pode registar-se em nome próprio ou pode escolher um Gestor/a Particular (familiar ou amigo/a) para efetuar o registo e a gestão dos quartos. 

Obrigado por juntar-se a esta rede.