Abra a porta a um/a estudante 

 

Se tem um quarto disponível em sua casa ou noutra, acolha um/a estudante. Beneficie de um rendimento extra com possível isenção de IRS/IRC no âmbito de um contrato estável e, se precisar, também de apoio e companhia.

Ainda vai a tempo de mudar a vida de alguém. 

E, quem sabe?, também a sua!

Registe-se em nome próprio ou como Gestor de Anfitrião, caso esteja a ajudar alguém enquanto familiar, amigo ou profissional.

Saber Mais
Sobre a iniciativa

Uma solução inovadora

A rede 1/4

A rede 1/4 liga quem tem quartos disponíveis com quem precisa de um para viver e estudar.

Apoiados por uma sólida rede de parceiros, queremos motivar pessoas e famílias a acolher estudantes em suas casas, ou noutras, em regime de arrendamento acessível ou comodato, garantindo benefícios para todas os envolvidos.

Incentivamos também instituições a colocar na plataforma quartos de que disponham e sejam adequados a esse fim.

Uma rede que liga pessoas a pessoas

A rede 1/4 conta com uma equipa multidisciplinar, que irá apoiar estudantes e pessoas anfitriãs de forma direta e pessoal, apoiando o processo de registo e colaborando no matching sempre que necessário.

Os pares serão acompanhados de forma continuada. Estaremos sempre aqui para resolver dificuldades que possam surgir e, acima de tudo, para as antecipar.

Se tem um quarto vazio e dificuldade em mobiliá-lo, pode também contar connosco e com a IKEA para ajudar!

Contacte-nos.

Benefícios
para Anfitriões

  • Menos solidão,

    mais autonomia
  • Rendimento extra
  • Apoio e companhia
  • Possível isenção
 de IRS/IRC
  • Contrato seguro
 e estável

Quem pode ser
Anfitrião/ã?

  • Famílias
  • Proprietários
  • Pessoas single
  • Arrendatários com autorização para subarrendar
  • Instituições


Critérios para se
tornar Anfitrião/ã
na rede 1/4

01

Ter um quarto disponível na Área Metropolitana de Lisboa

A Área Metropolitana de Lisboa engloba 18 municípios: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

02

Cobrar uma renda acessível

Considera-se "renda acessível" um quarto arrendado 20% abaixo do valor de mercado, conforme estabelecido pelo Programa de Apoio ao Arrendamento (PAA). Assim, na Área Metropolitana de Lisboa, os valores máximos para quartos individuais variam entre 361€ e 191€, conforme o Concelho, acrescendo valor para despesas.  

No caso de quarto duplo, cada estudante pagará até 75% do valor máximo de renda no Concelho.

 

Preciso de ajuda

Se tem dúvidas, quer saber mais ou precisa de ajuda neste processo, preencha o formulário. 

A equipa da rede 1/4 terá todo o gosto em ajudar! E em alocar-lhe um/a Gestor/a de Anfitrião/ã, se precisar.

A Universidade NOVA de Lisboa é responsável pelo processamento dos seus dados, com vista a atrair potenciais interessados em alojar estudantes universitários em regime de locação ou empréstimo.

If you would like more information about the processing of your personal data, particularly about your rights as a data subject, you can consult our Privacy Policy.

Testemunhos

Conheça os/as Anfitriões/ãs
que já fazem
parte desta rede

O dia-a-dia partilhado com uma pessoa sénior e/ou totalmente desconhecida, pode revelar-se numa experiência extremamente enriquecedora e positiva, dando origem, em muitos casos,  a relações de amizade cheias de significado.  
Conhece as histórias das pessoas que se tornaram anfitriãs e que encontraram nesta solução uma grande oportunidade.  

A equipa rede 1/4 é simplesmente notável! Agradecemos profundamente o apoio prestado pela Ana Maria e Margarida. Destacamos a simpatia, amabilidade e profissionalismo de ambas! Souberam ouvir e respeitar todas as nossas opiniões e facilitaram a interação estudante/senhorio, eliminando burocracias e preocupações. Um bem-haja a todas! Mais uma vez muito obrigado por toda ajuda!

 

Alexandra C. (mãe de estudante, Tavira, 48 anos)

Venho agradecer-lhes o apoio no contacto com a Isadora.

Acho a rede 1/4 uma iniciativa útil para todos os envolvidos, nomeadamente, no que facilita na criação de relações de confiança tripartida que, certamente, marcarão pela diferença este serviço e este projeto.

 

Josué C. (anfitrião, Lisboa, 62 anos)

Superou as minhas expectativas! Excelente experiência proveniente do profissionalismo e empatia de toda a jovem equipa. Recomendo vivamente. Ótima opção para quem valoriza um processo de aluguer simples e confiável. 

Isabel N. (anfitriã, Lisboa, 64 anos)

A Rede 1/4 ajudou-me a encontrar um quarto de forma rápida e eficaz. Todo o processo decorreu com grande celeridade e profissionalismo. Recomendo vivamente a quem queira encontrar um quarto de forma segura, simples e eficiente.

Matilde M. (estudante, Oliveira do Hospital, 18 anos)
Antes de nos despedirmos, eu e o Rui preparámos um pequeno video que agora partilhamos convosco. Foi uma experiência em todos os aspetos bem positiva e esta foi a forma que encontrámos de agradecer ao projeto Rede 1/4.
Luís C. (anfitrião, Lisboa, 63 anos) e Rui F. (estudante, Brasil, 27 anos)

A missão primordial da Junta Nacional da ACISJF é o apoio a jovens. Acreditamos que a educação superior é um pilar fundamental para a construção de um futuro promissor e autónomo. Contudo, o custo do alojamento em cidades como Lisboa pode representar um obstáculo para muitos. Foi neste contexto que surgiu a Residência Social In Via.

A colaboração com a Rede 1/4 na área do alojamento para universitárias, revelou-se uma mais valia para todas as partes. Através desta sinergia, a Residência Social In Via ganhou visibilidade junto da comunidade estudantil, permitindo que o apoio chegue às jovens que dele necessitam. Estamos gratos por esta oportunidade de trabalhar em conjunto. Continuaremos a valorizar e a fortalecer esta colaboração, certos de que podemos fazer a diferença na vida de muitas jovens.

Junta Nacional da ACISJF (anfitrião institucional)
Hi Ana. Thank you for your patience. After careful consideration, I finally made the decision. 
You won’t believe how I finally made up my mind! I literally flipped a coin! But here it’s the funny part: the second the coin was in the air, I already knew which side I hoped it would land on. It turns out that my heart was set on Ms.XXX’s lovely house. Sometimes we need such a trick to realize what we really want:)
So…! Finally we did it! Thanks for putting up with my indecision—you‘ve been a rockstar through all this process. I really appreciate all your assistance in making this arrangement possible! Best regards.
Violet (estudante, Macau, 21 anos)

À Jovem Equipa Rede 1/4

Foi um prazer participar na celebração dos 6 meses! Um agradecimento especial para a Ana Maria Valinho que me acompanhou desde o início e ajudou a encontrar as duas estudantes, muito bem educadas e carinhosas, para o meu apartamento em Campolide.

A vossa motivação, parceria e dedicação ao trabalho em equipa leva-vos a atingir os vossos objectivos. Não tenho palavras para expressar a minha gratidão por vocês!

Tive a oportunidade de conhecer melhor a plataforma apresentada, a qual será certamente um sucesso.

Desejo-vos sinceramente as maiores felicidades!

Com carinho,

Isabel N. ( anfitriã, Lisboa, 64 anos)

Olá Equipa 1/4, espero que esta mensagem vos encontre bem. Quero avisar que eu e meu irmão nos instalamos na residência universitária de Benfica. O processo foi tranquilo, fomos bem acolhidos e estamos agora num quarto partilhado. Deixo o meu mais profundo agradecimento pela vossa valiosa ajuda, pelo apoio prestado e por terem tornado isto possível. Muito obrigado! ✨😎♥️

Remna e irmão (estudantes)

Já há bastante tempo que estava a pensar “se calhar não era má ideia dar uso àquele quarto, que era da minha filha….”. Foi óptimo, porque vos contactei e a primeira aborgagem foi logo muito simpática. 
Foi uma maneira de achar que podia ser solidária com alguém. A vossa rede ajuda as pessoas a tomar consciência dessa necessidade.

Ana Maria (anfitriã, Lisboa)

Quando cheguei a Portugal tive que morar em hostels porque os quartos eram muito caros. E, honestamente, foi duro: tive que morar com muita gente, sentia-me insegura e desconfortável. É por isso que este projecto é tão importante para mim! Porque conecta estudantes com anfitriões de bom coração. Não oferece apenas um quarto ou uma cama, oferece conforto, calor e uma sensação de casa. 

Por isso, se estiverem a pensar acolher um estudante, isso é incrível!

Delinda (estudante, Gana)
Bom dia. Serve o presente mail para agradecer a toda a equipa.
 
Esta semana a nossa Residência In Via sofreu uma inundação e um dos quartos ocupados deixou de ser habitável. Sem soluções viáveis e rápidas para a situação que era urgente, resolvemos contactar a Rede 1/4.
 
Não poderíamos ter desejado melhor apoio e ajuda. Sentimos que imediatamente a engrenagem se pôs a funcionar para apoiar uma estudante que precisava e nos apoiar a nós, associação que lidava com um imprevisto angustiante.
 
Acabámos por não ter de recorrer a nenhuma das hipóteses que generosamente nos ofereceram porque a estudante optou por uma solução temporária e pessoal.
 
Mas registamos a simpatia e diligência com que se dispuseram a ajudar, e salientamos o impacto que teve em nós saber que, em caso de necessidade, desse lado está alguém disponível para ajudar.
 
Um grande obrigada!
Ana C.G. - Junta Nacional da ACISJF (anfitrião institucional)

O arrendamento de um quarto a uma estudante universitária, ao abrigo da rede 1/4, tem sido no meu caso  uma  experiência extremamente gratificante e enriquecedora.

Para além dos benefícios fiscais decorrentes da pertença à Rede 1/4, gostaria de realçar a segurança e facilidade de tramitação do processo, graças ao apoio de uma equipa excelente, à qual endereço os meus calorosos agradecimentos.

Maria José (anfitriã, 79 anos, Carcavelos)

A Rede 1/4 tem sido essencial para a minha vida em Lisboa.

A Rede 1/4 desempenha um papel fundamental, tendo em conta os preços elevados dos imóveis noutras aplicações e permite também viver com moradores locais que podem ajudar a conhecer melhor a cidade onde se estuda.

No meu caso, ficar com a Angélica, uma senhora aposentada com uma simpatia exemplar, foi uma experiência muito enriquecedora. O quarto tem tudo o que preciso e a casa dela é muito acolhedora. Ela fez-me sentir em casa. Tive a sorte de poder ficar perto da praia, numa zona menos turística, e a apenas 20 minutos do centro da cidade de comboio.

Luís (estudante)

Sobre a Rede 1/4 só temos a dizer bem! A Rede 1/4 veio-nos dar confiança. Nós tínhamso os quartos e não sabíamos muito bem o que fazer com eles, se haveríamos de alugar o apartamento por si só... 

Entretanto soubemos da Rede 1/4, começámos a ver em família e achámos muito interessante. Estudantes? Era engraçado. Além de estarmos a contribuir, ficámos sensibilizados com isso e resolvemos apostar. 

A Rede 1/4 trouxe-nos acima de tudo confiança: a forma como nos acolheram desde o início, a rapidez com que responderam e nos tiraram as dúvidas. Desde o 1º momento, têm sido impecáveis!

Acolhemos quatro estudantes e só temos a dizer bem. Chegaram e agardeceram imenso. Houve um que até nos trouxe um presente que os pais enviaram para nós, a agradecer por o termos recebido :)

 

Fernando (anfitrião)

Eu tinha um contrato informal e vivia numa casa com outras 5 pessoas. Éramos 6 pessoas numa casa a cozinhar ao mesmo tempo, a fazer máquinas de roupa e a estendê-la, e que, no fim, tinham uma convivência que não era assim tão fácil.

Soube da Rede 1/4 através de um email da NOVA. O processo foi muito fácil (...). Na altura marcámos uma entrevista/visita, entre mim, a Ana Maria (da equipa Rede 1/4) e aquele que viria a ser o meu anfitrião - para ver havia compatibilidade de personalidades, se eu gostava da zona e da casa e como iria funcionar em modos gerais. 

Antes disso eu via diariamente o Idealista e páginas de arrendamento de quartos. Quando vi aquela casa, achei que era impossível! A minha casa fica na Baixa, está mesmo muito bem localizada e é - sem dúvida! - abaixo do valor de mercado. 

 

Carlos (estudante)

I am really grateful to Rede 1/4 for helping me find such a beautiful home, especially co-living with Zé, who is so kind and caring.

She offered me a cozy room with gorgeous views and always took care of my needs. Homesharing not only made me feel truly welcome in Lisbon but also gave me the chance to experience local life closely.

Violet (estudante, 21 anos, Macau)

The only trustworthy housing platform for students in Portugal – An absolute lifesaver!
⭐⭐⭐⭐⭐

I highly recommend Rede Um Quarto to anyone looking for a room in Portugal. We all know how dangerous the market is right now with scammers asking for payments without visits, but this platform is completely different.
They are fairly new to the market, but they are hands down the best, most honest platform I have dealt with.


My experience with them was 10/10 for four reasons:

1. Unmatched Safety & Trust: Unlike other websites where anyone can post a fake ad and ask for money upfront, Rede Um Quarto verifies that every person on the platform is real. They require documents and do video calls with landlords. You don't have to worry about sending money to a scammer.

2. Genuine Care for Tenants: They don't just help you to rent a room, they want you to be safe and happy. For example, I was interested in a room in a family house. Before letting me visit, they called me specifically to warn me that the landlady’s son lived in the opposite room and that the landlady didn't speak English. They knew that as a girl, I needed to be comfortable with that dynamic. No other platform would care enough to tell you that small detail!

3. Cultural Experience: They have really nice ideas for people who are new to the country. If you don't want to live alone, they help you find a place with a welcoming family so you can experience the culture and feel like part of a home, rather than just renting a room.

4. Fair Pricing: They actually control the prices to make sure landlords aren’t taking advantage of foreigners who don’t know the market. They ensure the rent is fair for both sides.

They followed up with me constantly until I found the perfect place, and they even gave me an IKEA voucher to help me settle in! If you want a stress-free, scam-free experience with friendly people who actually care, choose Rede Um Quarto.

Emna (estudante, 38 anos, Tunísia)

The platform handled everything with clarity and care. I appreciated how straightforward the experience was, especially compared to the usual housing hassle. It’s a service that makes both students and hosts feel confident. I’d genuinely encourage anyone considering hosting to take the step. 

Atila (estudante, 23 anos, Irão)
Projecto e plataforma muito bem construídos. Está a preencher um vazio deixado pelas faculdades. Excelente porque outras universidades com o IST entregaram tudo à Uniplaces (não pode conversar com as pessoas, pessoas que aparecem nem sequer ser estudantes) etc. Muito importante que vocês mantenham o projecto vivo, porque são o o futuro, que a vossa board perceba que isto é fundamental. Se não vira a selva e cada um por si.
Tiago (anfitrião)

Como funciona a plataforma?

Estudantes e Anfitriões/ãs:

  • 1

    Registam-se. Se não se conseguir registar sózinho como Anfitrião, peça ajuda a um familiar ou técnico social; este deverá inscrever-se como Gestor do Anfitrião. Todos os registos são validados pela NOVA.

  • 2

    Procuram-se mutuamente. Os/as Estudantes procuram quarto e os/as Anfitriões/ãs podem procurar Estudantes.

  • 3

    Contactam-se livremente. E, se houver interesse, combinam visita à casa.

  • 4

    Comunicam a decisão entre si, preferencialmente no prazo de 24h.

  • 5

    Estabelecem as condições do acordo. Usam o contrato-tipo rede 1/4, adequando-o ao combinado, incluindo descrição do apoio prestado, se aplicável.

  • 6

    Opcionalmente, inscrevem-se e submetem o contrato no Programa de Arrendamento Acessível.

  • 7

    Inactivam os seus perfis: o/a Anfitrião/ã coloca o quarto como ‘indisponível’ e o Estudante é notificado para confirmar o acordo.

Em todo este processo, a equipa da rede 1/4 está disponível para ajudar, contacte-nos.

Quero registar-me

como anfitrião/ã

Antes de iniciar o seu registo verifique se cumpre os requisitos necessários para ser Anfitrião/ã na rede 1/4.

Pode registar-se em nome próprio ou pedir a um familiar, amigo ou técnico social para ser seu Gestor do Anfitrião. Este poderá fazer o seu registo e passar a fazer gestão do(s) quarto(s). 

Obrigado por juntar-se a esta rede!